O artigo discute as dificuldades e possibilidades do exercício profissional do Pedagogo que atua em espaços não escolares. Fazemos uma reflexão sobre a preparação deste profissional, sua formação e identidade. Esta pesquisa é resultado de atividade realizada no componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas II (PPP), no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a fim de incentivar a iniciação científica das discentes, bem como oportunizar o primeiro contato com a profissão do pedagogo fora do âmbito escolar. À vista disto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo articulada com uma pesquisa bibliográfica. Foi utilizada, ainda, uma entrevista semiestruturada com uma pedagoga que está no exercício da profissão em espaços não escolares, além da observação de sua rotina e do papel que esta desempenha ao se tratar da Educação. Por conseguinte, compreendemos que este estudo é imprescindível para despertar um novo olhar sobre a pedagogia e aderir conhecimentos sobre as diversas formas de atuação do pedagogo, retirando o pensamento de que este pode atuar somente em espaços escolares, pois a necessidade do trabalho pedagógico em diversas áreas é crescente. Portanto deve haver um bom preparo durante sua formação para que possibilite que este tenha um exercício da profissão de qualidade.