Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSIDERANDO A ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA E ATITUDINAL

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

A educação inclusiva pretende desenvolver recursos pedagógicos específicos e, no mesmo momento, recursos de integração social que correspondam às necessidades de cada estudante, para transformar a realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com deficiência. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre os saberes necessários para o professor em sala de aula, apresentando como foco duas acessibilidades, a metodológica e atitudinal. Como metodologia de pesquisa adotamos a pesquisa bibliográfica de estudos empíricos nacionais, publicados entre 2011 e 2015 em períodos avaliados no Qualis CAPES nas categorias A1, A2 e B1, que atendessem a área temática de estudo. Os artigos selecionados foram organizados em uma rede interpretativa, baseado na hermenêutica crítica, indicando ações que devem ser desenvolvidas pelo professor para inclusão efetiva. Na acessibilidade metodológica é necessário saber utilizar recursos da tecnologia assistiva, principalmente de baixa tecnologia para fomentar a participação de todos os estudantes em um processo de autonomia. Para o desenvolvimento da acessibilidade atitudinal os professores precisam utilizar metodologias que tenham por base a criatividade e a valorização das diferenças, aumentando a igualdade de oportunidades, tendo a escola como lócus privilegiado de formação, onde a diferença possa ser reconhecida como essência da humanidade, podendo ocorrer a solidariedade, a manifestação da criatividade, a troca solidária de experiências, deixando de enfatizar as deficiências dos alunos como obstáculo. A inclusão não diz respeito apenas ao professor dentro do ambiente escolar, mas deve ser compreendida como um conceito social, que propõe a modificação do modo de organização escolar, priorizando a diversidade.

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