A aquisição da escrita, pela criança, está muito presente nas discussões teóricas do campo da Pedagogia, tanto durante o processo de formação inicial do professor quanto no período de atuação profissional. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo compreender a existência de diferenças significativas na apropriação da linguagem escrita pela criança entre as teorias Psicogênese e da Abordagem Histórico-Cultural, comparando a classificação dessas escritas. A metodologia para a construção deste trabalho, baseia-se na pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, usando a observação livre e aplicação de experimentos, para construir os dados e analisar os níveis de aquisição da escrita de crianças, em período de alfabetização escolar (crianças entre 4 e 5 anos que estão terminando a pré-escola e migrando para o 1° ano) mas que ainda não estejam alfabetizadas completamente. Na observação livre, o propósito foi observar as crianças em situações cotidianas de uso da escrita, como a elas se relacionam com a escrita no seu espaço doméstico, já nos experimentos foi mediar algumas atividades escritas realizadas juntamente com as crianças. Com base nas observações e experimentos, foi possível perceber que a aquisição da escrita pela criança se dá de diversas formas e é um processo instável que, por vezes, há crescimento em certos aspectos e demora em outros.