PSICOGÊNESE X ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA ESCRITA PELA CRIANÇA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26342 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 341 "titulo" => "PSICOGÊNESE X ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "A aquisição da escrita, pela criança, está muito presente nas discussões teóricas do campo da Pedagogia, tanto durante o processo de formação inicial do professor quanto no período de atuação profissional. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo compreender a existência de diferenças significativas na apropriação da linguagem escrita pela criança entre as teorias Psicogênese e da Abordagem Histórico-Cultural, comparando a classificação dessas escritas. A metodologia para a construção deste trabalho, baseia-se na pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, usando a observação livre e aplicação de experimentos, para construir os dados e analisar os níveis de aquisição da escrita de crianças, em período de alfabetização escolar (crianças entre 4 e 5 anos que estão terminando a pré-escola e migrando para o 1° ano) mas que ainda não estejam alfabetizadas completamente. Na observação livre, o propósito foi observar as crianças em situações cotidianas de uso da escrita, como a elas se relacionam com a escrita no seu espaço doméstico, já nos experimentos foi mediar algumas atividades escritas realizadas juntamente com as crianças. Com base nas observações e experimentos, foi possível perceber que a aquisição da escrita pela criança se dá de diversas formas e é um processo instável que, por vezes, há crescimento em certos aspectos e demora em outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA ESCRITA, PSICOGÊNESE, ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID341_14112016182137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DE SOUZA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.souza.12@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26342 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 341 "titulo" => "PSICOGÊNESE X ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "A aquisição da escrita, pela criança, está muito presente nas discussões teóricas do campo da Pedagogia, tanto durante o processo de formação inicial do professor quanto no período de atuação profissional. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo compreender a existência de diferenças significativas na apropriação da linguagem escrita pela criança entre as teorias Psicogênese e da Abordagem Histórico-Cultural, comparando a classificação dessas escritas. A metodologia para a construção deste trabalho, baseia-se na pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, usando a observação livre e aplicação de experimentos, para construir os dados e analisar os níveis de aquisição da escrita de crianças, em período de alfabetização escolar (crianças entre 4 e 5 anos que estão terminando a pré-escola e migrando para o 1° ano) mas que ainda não estejam alfabetizadas completamente. Na observação livre, o propósito foi observar as crianças em situações cotidianas de uso da escrita, como a elas se relacionam com a escrita no seu espaço doméstico, já nos experimentos foi mediar algumas atividades escritas realizadas juntamente com as crianças. Com base nas observações e experimentos, foi possível perceber que a aquisição da escrita pela criança se dá de diversas formas e é um processo instável que, por vezes, há crescimento em certos aspectos e demora em outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA ESCRITA, PSICOGÊNESE, ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID341_14112016182137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DE SOUZA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.souza.12@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }