Nossa pesquisa será embasada no desenvolvimento do ensino e aprendizagem a partir da relação professor-aluno. O ensino que geralmente é praticado, não prioriza uma relação do docente com o estudante que vá além dos livros e conteúdos e costumam criticar aqueles que dão prioridade ao diálogo. Isso na maioria das vezes não traz o estimulo necessário para que o aluno consiga prosseguir em sua vida escolar. O docente precisa compreender que o seu papel é de estrema importância tento em vista que, em muitas situações ele precisa compreender o contexto da sala de aula para prosseguir com práticas de ensino que levem ao incentivo da comunicação e interação. É partindo destes pressupostos que desenvolvermos como se pode ensinar dialogando e sem fugir dos assuntos escolares, comprovando através de estudos bibliográficos como chegar a este tipo de ensino, que se torna mais produtivo e possível de se aplicar quando compreendido de maneira produtiva. Usaremos como embasamento Arroyo (2000), Lopes e Silva (2001), Morales (1999), Moretto (2005), Perrenoud (2001), Saint-Onge (1999) fazendo o seguinte questionamento: fazer uso do diálogo no momento do ensino, para uma aprendizagem produtiva com a relação professor-aluno? Tendo em vista assim iremos propor formas de ensino a partir do uso diálogo do docente e do relacionamento produtivo no momento da aprendizagem, também trazendo a como proposta o posicionamento e ponto vista que o docente precisa exercer diante de tais questionamentos que surgem no decorrer do processo de ensino e aprendizagem que envolvem a comunicação entre aluno e professor.