ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26255 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL" "resumo" => "O presente trabalho se constitui em reflexões que se iniciaram em experiência anteriores enquanto aluna do curso de Pedagogia acerca da leitura e sua contribuição na construção leitora do indivíduo e as metodologias utilizadas para se trabalhar a leitura. Essa discussão foi iniciada na graduação e agora ganha um campo maior de análise a partir da experiência prática em sala de aula enquanto professora alfabetizadora, em que apresento estratégias de leitura utilizadas em sala de aula, as quais objetivam despertar e construir nas crianças o gosto pela leitura por meio de práticas lúdicas e prazerosas. Para a execução do trabalho, realizei leituras teóricas que subsidiaram a prática desenvolvida no espaço escolar: (VILLARDI, 2005), (FREIRE, 2008), (LAJOLO, 1993), (MARTINS, 1997), (SOLÉ, 2008). Esses autores vêm revalidar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo, bem como a função da mediação adequada no processo de construção leitora do indivíduo, já que a leitura é um processo de interação entre o sujeito leitor e o livro ou outro material de leitura, carecendo então que haja uma ponte entre o sujeito que vai ler e a leitura que lhe é apresentada. Assim, as estratégias de leitura assumem um importante lugar na sala de aula. O trabalho apresenta três estratégias de leitura utilizadas nas aulas: A contação, a roda de leitura e a sacola literária. São atividades desenvolvidas semanalmente e apresentam resultado significativo na aquisição leitora das crianças. Apontam também a necessidade que há em se trabalhar estratégias de leitura, objetivando um melhor desenvolvimento e consequentemente, uma aprendizagem mais satisfatória, voltada a atender as necessidades do sujeito como ser particular e também social, que interage com outros seres e se constrói constantemente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID465_03112016164634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA DIAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LULU" "autor_email" => "luziadiaslulu23@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26255 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL" "resumo" => "O presente trabalho se constitui em reflexões que se iniciaram em experiência anteriores enquanto aluna do curso de Pedagogia acerca da leitura e sua contribuição na construção leitora do indivíduo e as metodologias utilizadas para se trabalhar a leitura. Essa discussão foi iniciada na graduação e agora ganha um campo maior de análise a partir da experiência prática em sala de aula enquanto professora alfabetizadora, em que apresento estratégias de leitura utilizadas em sala de aula, as quais objetivam despertar e construir nas crianças o gosto pela leitura por meio de práticas lúdicas e prazerosas. Para a execução do trabalho, realizei leituras teóricas que subsidiaram a prática desenvolvida no espaço escolar: (VILLARDI, 2005), (FREIRE, 2008), (LAJOLO, 1993), (MARTINS, 1997), (SOLÉ, 2008). Esses autores vêm revalidar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo, bem como a função da mediação adequada no processo de construção leitora do indivíduo, já que a leitura é um processo de interação entre o sujeito leitor e o livro ou outro material de leitura, carecendo então que haja uma ponte entre o sujeito que vai ler e a leitura que lhe é apresentada. Assim, as estratégias de leitura assumem um importante lugar na sala de aula. O trabalho apresenta três estratégias de leitura utilizadas nas aulas: A contação, a roda de leitura e a sacola literária. São atividades desenvolvidas semanalmente e apresentam resultado significativo na aquisição leitora das crianças. Apontam também a necessidade que há em se trabalhar estratégias de leitura, objetivando um melhor desenvolvimento e consequentemente, uma aprendizagem mais satisfatória, voltada a atender as necessidades do sujeito como ser particular e também social, que interage com outros seres e se constrói constantemente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID465_03112016164634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA DIAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LULU" "autor_email" => "luziadiaslulu23@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }