Resumo: A leitura e a escrita se configuram como sendo muito importante para todos os indivíduos, pois é através das mesmas que os sujeitos se inserem nas práticas sociais e educativas. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a prática de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 6º ano em uma escola estadual localizada no município de Patu/RN, para que se possa identificar em que está fundamentada a prática de leitura e escrita desses alunos e que procedimentos e recursos estão sendo utilizados para garantir uma aprendizagem significativa das habilidades e conhecimentos essenciais ao processo de escrita, uma vez que é dever da escola possibilitar esse processo. Para isso, partimos da compreensão e da relevância em estudar o tema a partir das práticas vivenciadas no espaço escolar da sala de aula. Fundamentamos nossas discussões em autores como Carraher e Schliemann (1989), Dolz (2010); Fernández (1991), Kleiman (2002), Lerner (2002), Moran (2007), Weisz (2009), dentre outros. Ao final de nossa discussão podemos perceber a necessidade de articulação entre os agentes envolvidos com o processo educacional dos alunos em questão. Outro ponto importante que se constituiu como um diferencial foi à proposta de trabalho organizado a partir da sequência didática desenvolvida pela professora titular da sala e por duas alunas do PIBID -LETRASUERN, pois deu a oportunidade de atender os diferentes perfis dos alunos, que variam em faixa etária, nível de aprendizagem, interesse pelos estudos e frequência nas aulas, permitindo à adequação das atividades as necessidades individuais.