DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26232 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 665 "titulo" => "DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: A leitura e a escrita se configuram como sendo muito importante para todos os indivíduos, pois é através das mesmas que os sujeitos se inserem nas práticas sociais e educativas. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a prática de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 6º ano em uma escola estadual localizada no município de Patu/RN, para que se possa identificar em que está fundamentada a prática de leitura e escrita desses alunos e que procedimentos e recursos estão sendo utilizados para garantir uma aprendizagem significativa das habilidades e conhecimentos essenciais ao processo de escrita, uma vez que é dever da escola possibilitar esse processo. Para isso, partimos da compreensão e da relevância em estudar o tema a partir das práticas vivenciadas no espaço escolar da sala de aula. Fundamentamos nossas discussões em autores como Carraher e Schliemann (1989), Dolz (2010); Fernández (1991), Kleiman (2002), Lerner (2002), Moran (2007), Weisz (2009), dentre outros. Ao final de nossa discussão podemos perceber a necessidade de articulação entre os agentes envolvidos com o processo educacional dos alunos em questão. Outro ponto importante que se constituiu como um diferencial foi à proposta de trabalho organizado a partir da sequência didática desenvolvida pela professora titular da sala e por duas alunas do PIBID -LETRASUERN, pois deu a oportunidade de atender os diferentes perfis dos alunos, que variam em faixa etária, nível de aprendizagem, interesse pelos estudos e frequência nas aulas, permitindo à adequação das atividades as necessidades individuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PRÁTICA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID665_07112016211933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERONICA PEREIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.pereira2008@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26232 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 665 "titulo" => "DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: A leitura e a escrita se configuram como sendo muito importante para todos os indivíduos, pois é através das mesmas que os sujeitos se inserem nas práticas sociais e educativas. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a prática de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 6º ano em uma escola estadual localizada no município de Patu/RN, para que se possa identificar em que está fundamentada a prática de leitura e escrita desses alunos e que procedimentos e recursos estão sendo utilizados para garantir uma aprendizagem significativa das habilidades e conhecimentos essenciais ao processo de escrita, uma vez que é dever da escola possibilitar esse processo. Para isso, partimos da compreensão e da relevância em estudar o tema a partir das práticas vivenciadas no espaço escolar da sala de aula. Fundamentamos nossas discussões em autores como Carraher e Schliemann (1989), Dolz (2010); Fernández (1991), Kleiman (2002), Lerner (2002), Moran (2007), Weisz (2009), dentre outros. Ao final de nossa discussão podemos perceber a necessidade de articulação entre os agentes envolvidos com o processo educacional dos alunos em questão. Outro ponto importante que se constituiu como um diferencial foi à proposta de trabalho organizado a partir da sequência didática desenvolvida pela professora titular da sala e por duas alunas do PIBID -LETRASUERN, pois deu a oportunidade de atender os diferentes perfis dos alunos, que variam em faixa etária, nível de aprendizagem, interesse pelos estudos e frequência nas aulas, permitindo à adequação das atividades as necessidades individuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PRÁTICA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID665_07112016211933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERONICA PEREIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.pereira2008@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }