O presente estudo procura abordar a prática de Avaliação Escolar mediante o processo de ensino e aprendizagem, por meio da visão dos professores de uma escola pública da cidade de Tenente Ananias - RN, com objetivo de entender como ocorre o processo de avalição por meio de relatos de professores do Ensino Fundamental I. De forma a refletir, sobre a forma pelo qual eles influenciam e contribuem na aprendizagem do aluno. Para isso, coletaram-se os dados, por meio de uma pesquisa de campo com professores do Ensino Fundamental I, tendo como objetivo discorrer sobre os conceitos de avaliação, fator importante para sua prática de ensino. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, tendo com base nos autores Demo (2004), Freire (2002), Antunes (2008), Hoffmann (1998) (2000), estando dividido em duas partes. Na primeira, é o espaço em que é realizado o levantamento de questões teóricas sobre a avaliação, na segunda parte, elencamos algumas questões sobre avaliação na perspectiva da entrevista feita com os professores. As entrevistas não são realizadas o debate parte por parte, mas de forma geral, ao qual visa facilitar o entendimento. Quanto aos resultados alcançados, pode-se dizer que a capacidade de desenvolver um pensamento libertador do aluno, saindo do mero “avaliar por uma nota” partindo para “avaliar para construir conhecimento”.