Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola.