MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26282 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA" "resumo" => "Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola." "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)" "area_tematica" => "Momento de Intervivência" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA3_ID640_11112016173855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRILENE SOUZA BENTO" "autor_nome_curto" => "ADRILENE" "autor_email" => "adrilene.souza2907@hotmai" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26282 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA" "resumo" => "Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola." "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)" "area_tematica" => "Momento de Intervivência" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA3_ID640_11112016173855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRILENE SOUZA BENTO" "autor_nome_curto" => "ADRILENE" "autor_email" => "adrilene.souza2907@hotmai" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }