Resumo: O presente trabalho aborda a leitura numa perspectiva multicultural, como instrumento de ensino aprendizagem para a formação do cidadão sensibilizado para as diferentes manifestações culturais existentes na sociedade, levando os indivíduos a refletirem sobre sua própria identidade cultural e suas relações com o meio em que vive. Objetiva-se compreender a leitura como um mecanismo de formação cognitiva e intelectual dos indivíduos na construção de uma visão de mundo mais ampla. Evidencia-se hoje na escola de forma concreta a presença de diferentes culturas, raças, classes sociais, gêneros, religião e etnia. Procura-se articular essa discussão no âmbito da formação do leitor a partir de leituras que trazem o tema da multiculturalidade proporcionando uma reflexão do educando acerca da sua cultura e a do outro como forma de interação e respeito mútuo, buscando o desenvolvimento de uma consciência de justiça e igualdade social. Para tanto, realizou–se uma pesquisa numa perspectiva teórica sobre as discussões multiculturalismo e leitura, passando pelas definições de conceitos esboçados por alguns autores que utilizamos como embasamento para discussão.