A DIVERSIDADE SOCIAL COMO PAUTA DE DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES EM EDUCAÇÃO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26162 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 691 "titulo" => "A DIVERSIDADE SOCIAL COMO PAUTA DE DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo analisa a diversidade social discutida em dissertações e teses brasileiras recentes, relacionadas à Educação. A temática foi explorada através do diálogo entre os autores das dissertações e teses, sendo observados pontos de aproximações entre as pesquisas, em qual situação foram encontradas as referidas aproximações e discursos que foram unívocos. Através da pesquisa bibliográfica, observou-se que Moreira (2016) analisou textos elaborados durante a tramitação do Projeto de Lei n. 8035/2010, que instituiu o Plano Nacional de Educação - PNE 2014, utilizando como baliza documentos pertinentes que o antecederam e a configuração político-discursiva que colocou em rota de colisão demandas globais por educação e direitos humanos com demandas locais de grupos conservadores e fundamentalistas religiosos. No cenário internacional, Silva (2011) analisou os conceitos de diversidade e tolerância nas propostas de políticas de educação publicadas pela UNESCO, a partir de 1990, sob o referencial de Marcuse, que relaciona os conceitos de diversidade e tolerância com as promessas de liberdade e autonomia na atual sociedade. Em outra pesquisa, Bortolini (2012) estudou caminhos didáticos pedagógicos utilizados por educadores em atividades que exercitassem a questão da diversidade sexual e de gênero na escola e os seus limites. Foi notado, neste artigo, que a tolerância que harmoniza a diversidade deve ser intolerante com poderes instituídos pela atual ordem social que têm impedido o alcance de uma tolerância real. Por sua vez, a escola, instituição diretamente ligada à consciência dos indivíduos, necessita evidenciar a importância das identidades serem moldadas também pelo reconhecimento do outro e o seu particular movimento constitutivo, numa sociedade que convive com a exposição da diversidade de gênero, de raça, dentre outras. Essas conclusões trouxeram uma perspectiva de orientação para a construção de didáticas, formação docente e de práticas pedagógicas que sejam condizentes com a desconstrução da desigualdade e do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, RECONHECIMENTO, PLURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID691_11112016173103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUALBER PEREIRA SILVA DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "GUALBER PEREIRA" "autor_email" => "binhooliveira303@hotmail." "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26162 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 691 "titulo" => "A DIVERSIDADE SOCIAL COMO PAUTA DE DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo analisa a diversidade social discutida em dissertações e teses brasileiras recentes, relacionadas à Educação. A temática foi explorada através do diálogo entre os autores das dissertações e teses, sendo observados pontos de aproximações entre as pesquisas, em qual situação foram encontradas as referidas aproximações e discursos que foram unívocos. Através da pesquisa bibliográfica, observou-se que Moreira (2016) analisou textos elaborados durante a tramitação do Projeto de Lei n. 8035/2010, que instituiu o Plano Nacional de Educação - PNE 2014, utilizando como baliza documentos pertinentes que o antecederam e a configuração político-discursiva que colocou em rota de colisão demandas globais por educação e direitos humanos com demandas locais de grupos conservadores e fundamentalistas religiosos. No cenário internacional, Silva (2011) analisou os conceitos de diversidade e tolerância nas propostas de políticas de educação publicadas pela UNESCO, a partir de 1990, sob o referencial de Marcuse, que relaciona os conceitos de diversidade e tolerância com as promessas de liberdade e autonomia na atual sociedade. Em outra pesquisa, Bortolini (2012) estudou caminhos didáticos pedagógicos utilizados por educadores em atividades que exercitassem a questão da diversidade sexual e de gênero na escola e os seus limites. Foi notado, neste artigo, que a tolerância que harmoniza a diversidade deve ser intolerante com poderes instituídos pela atual ordem social que têm impedido o alcance de uma tolerância real. Por sua vez, a escola, instituição diretamente ligada à consciência dos indivíduos, necessita evidenciar a importância das identidades serem moldadas também pelo reconhecimento do outro e o seu particular movimento constitutivo, numa sociedade que convive com a exposição da diversidade de gênero, de raça, dentre outras. Essas conclusões trouxeram uma perspectiva de orientação para a construção de didáticas, formação docente e de práticas pedagógicas que sejam condizentes com a desconstrução da desigualdade e do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, RECONHECIMENTO, PLURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID691_11112016173103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUALBER PEREIRA SILVA DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "GUALBER PEREIRA" "autor_email" => "binhooliveira303@hotmail." "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }