Relata-se neste artigo uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador I no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Dessa forma, a presente comunicação busca articular os conteúdos de simetria e perspectiva no ensino e aprendizagem de coordenadas cartesianas para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento dessa atividade, utilizamos como recurso didático e de abordagem motivacional a articulação dos conteúdos através das artes visuais. Nosso trabalho objetiva selecionar obras de artes visuais para serem elementos facilitadores da aprendizagem Matemática, compreender as bases teóricas da teoria sociointeracionista de Lev Vigotsky e produzir um material didático para intervenção educacional. Para realização dessa proposta, utilizamos a transposição didática procurando fazer com que os alunos atribuam significado para os conteúdos trabalhados, além disso, oferecemos uma situação didática aos alunos com base na teoria de Lev Vygotsky, onde trabalhamos a interação social e mediação pedagógica com o uso de signos e símbolos, zona de desenvolvimento real, proximal e potencial. Como resultados, produzimos uma intervenção didática, planejada e elaborada em quatro momentos, quais sejam: análise e questionamentos acerca de obras de artes visuais, aula expositiva, uma segunda análise e questionamentos sobre as obras de artes visuais, dessa vez utilizando os pontos cartesianos para a percepção das técnicas Matemáticas presentes e produção de desenhos simétricos e/ou com perspectiva na malha quadriculada. Esperamos, assim, contribuir para aulas de Matemática mais criativas e alegres, e ao mesmo tempo, desenvolver a imaginação Matemática de alunos e professores por meio de um ensino interdisciplinar.