O referido trabalho é fruto do Componente Curricular Estágio Supervisionado III, ministrado no semestre 2016.1 no Curso de licenciatura em Pedagogia pelo Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), tem como objetivo analisar o papel do pedagogo nos diferentes locais onde a educação acontece, levando em consideração a sua formação inicial, geralmente direcionada para a atuação na sala de aula. Sob essa perspectiva, esse trabalho foi realizado nos princípios da pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em autores que trazem discussões teóricas relevantes sobre o tema em questão e através de uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento para coleta dos dados o uso de um questionário aplicado a alguns discentes do 7º período de pedagogia, a fim de investigar, quais foram os desafios e descobertas da atuação do pedagogo no espaço não escolar, durante o desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado III. Partindo dessa premissa, podemos compreender que são várias as possibilidades de atuação do pedagogo, demonstrando que a pedagogia não está restrita ao espaço escolar, mas que ela acontece em todos os espaços sociais e não escolares. Diante das considerações teóricas e análise de dados podemos concluir que, o componente curricular Estágio Supervisionado III, permitiu aos futuros licenciados em Pedagogia a oportunidade única de atuação em campos profissionais diversos e ainda otimizou os modos de perceber a vida em relação a expansão de pensamentos e conhecimentos, saindo assim em definitivo do lugar comum e incorporando em seus estudos outros itinerários de atuação.