HISTÓRIAS DE VIDA, PRECONCEITO E UM DIÁLOGO COM AS PROFESSORAS NEGRAS DO ALTO-OESTE
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Toma como procedimento teórico-metodológico de investigação a abordagem autobiográfica, cujo instrumento de construção de dados utilizado foi a entrevista narrativa. Nesta etapa privilegiou-se estudos do referencial teórico, análise de obras literárias autobiográficas, construção de instrumentais, mapeamento de sujeitos, busca de adesão e desenvolvimento e análise de entrevistas com professoras negras. Para este texto utilizou-se de duas entrevistas narrativas construídas com duas professoras do munícipio de Água-Nova, localizado no alto-oeste potiguar. Inferiu-se sobre a infância, as possíveis manifestações preconceituosas vivenciadas, o ingresso na profissão docente e a importância da profissão para a melhoria de vida. Observou-se que houve, no caso de uma das docentes, uma vivência escolar racista, sendo esta vítima de uma de suas professoras, que chamava-a de “Antônia preta”, contribuindo para a construção de um ambiente escolar pouco inclusivo. 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