Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES EM JOSÉ DA PENHA-RN

Palavra-chaves: PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, CULTURA E ARTES, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Neste trabalho relatamos como ocorreu o Projeto de Inovação Pedagógica - PIP na Escola Estadual Vicente de Fontes, apresentando os objetivos, metas e atividades, como também, explicitando os resultados. O mesmo foi situado no campo da cultura e artes e surgiu como proposta para combater o desinteresse dos alunos pelas aulas nas primeiras séries do Ensino Médio. Para tanto, a motivação é relevante para a aprendizagem do aluno. Logo, deve ser enfatizado a leitura e a escrita, o uso da matemática, e o uso das tecnologias da informação e comunicação no intuito de desenvolver atividades relacionadas a motivação do aluno para contribuir na aprendizagem. Nos baseamos teoricamente nos estudos de Gasparin (2005), Vygotsky (2008), Maron 2011, Ramalho 2014, entre outros. Para verificação de resultados analisamos um questionário aplicado para professores e alunos, assim como, foi verificada a ata de resultados finais das primeiras séries do Ensino Médio. Assim, constatamos que o PIP executado na Escola Estadual Vicente de Fontes embora não conseguiu atingir todas as suas metas, atingiu o seu objetivo de desenvolver ações relevantes para a permanência do aluno em sala de aula, visando combater o desinteresse nos conteúdos estudados nos componentes curriculares. Portanto, o mencionado projeto proporcionou uma autoavaliação na prática pedagógica da escola e buscou uma melhoria na aprendizagem dos alunos, propiciando interação, planejamento, cooperação e empenho da comunidade escolar.

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