Este artigo tem como objetivo analisar quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que possibilitem ao público que vive excluído da educação um ensino pautado nos princípios éticos, solidários e humanos. A motivação que norteia o interesse em pesquisar a referida temática toma como questão norteadora a seguinte indagação: quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que podem possibilitar ao público que vive incluído/excluído da educação o acesso para todos, com qualidade e fundamentada nos princípios, éticos, solidários e humanos? Frente a esta problematização e, instigada pelas discussões em sala de aula, proporcionadas pela disciplina Sociedade, Trabalho e Educação, durante a trajetória do mestrado acadêmico em educação Profissional, é que surge à necessidade de pesquisar acerca da seguinte temática: “As práticas Pedagógicas como possibilidade para a formação humana ominilateral”. O aporte teórico metodológico será a pesquisa bibliográfica abalizada nas concepções de: Moura (2013) Frigotto (2010) Morin (2009) Antunes (2009), Goergen (2001) e Nogueira (2004). Diante do exposto, entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola ainda não atendem aos anseios das camadas populares, por estarem imbuídas dos conceitos de homem e sociedade de uma visão elitista e, portanto, de um pensamento neoliberal, nos preâmbulos da meritocracia, no qual oferta-se um ensino igualitário que escamoteia a extrema desigualdade dos sujeitos oriundos da classe trabalhadora, que não conseguem, nesta escola padrão, assimilar e apreender os conhecimentos, por não encontrarem significados para a vida. O que queremos na verdade é uma escola na qual os profissionais da educação tenham como desafio formar um homem que cumpra os seus deveres e reconheça os seus direitos, tendo consciência de qual o lugar ocupa na sociedade.