CRISPIM, Elison Jefferson Silva et al.. Educação inclusiva: avanços e barreiras. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/26243>. Acesso em: 23/12/2024 01:20
Atualmente se discuti a temática inclusão cada vez mais, expondo a suma importância que a mesma aconteça no âmbito escolar. Vários autores se dedicam a pesquisar, buscar mecanismo e criar teorias para que a inclusão aconteça. O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física em uma Escola Estadual do Município Doutor Severiano/RN. A pesquisa se trata de uma pesquisa qualitativa e para coleta de informações utilizamos de uma entrevista semiestruturada com a diretora da escola e com o professor. Também observamos a aula do professor entrevistado. No artigo, faremos uma breve revisão e discussão sobre o tema, essa abordada em três capítulos: Inclusão escolar; A inclusão: deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação; A inclusão nas aulas de Educação Física. Como resultado verificou-se que a instituição e o professor de Educação Física buscam a educação inclusiva, todavia ainda existem barreiras a ser enfrentadas. Uma delas é a não concretização das politicas públicas para inclusão, dificultando assim o processo de todos serem inclusos e pertencentes ao ambiente escolar. Concluímos que para a inclusão seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além de políticas e práticas pedagógicas. É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno. Devemos utilizar novas tecnologias e investir em capacitação, atualização, sensibilização, envolvendo toda comunidade escolar, objetivando uma transformação no sistema de ensino que venha beneficiar todo e qualquer aluno.