O trabalho aqui apresentado diz respeito às experiências vividas no contexto do Projeto Integrador, atividade formativa do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Câmpus Santa Cruz. O tema do projeto é o conceito de função do 1º grau e a utilização do software geogebra, à luz do Construtivismo Piagetiano. Parte-se da abordagem epistemológica formulada por Jean Piaget a fim de subsidiar o ensino e a aprendizagem do conceito de função. As situações didáticas apresentadas visam favorecer os processos de construção do conceito, aliados ao uso de uma tecnologia de ensino, no caso o programa geogebra. Assim, este projeto tem como intuito promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de psicologia da educação e matemática tendo como objetivo comum estabelecer uma relação de contribuição entre ambas, pois é notório e fato relevante que a aprendizagem significativa no contexto escolar se torna eficiente e eficaz a partir da maneira como o indivíduo processa o conhecimento ministrado pelo profissional de educação, a forma como ele aborda o conteúdo contribui positivamente ou negativamente na efetivação ou não da aprendizagem, assim, se faz necessário repensar as metodologias de ensino a fim de promover uma educação mais eficiente em prol de todos os envolvidos. Além disso, é imprescindível que o profissional da educação tenha convicção de que sua disciplina de formação não possui conhecimento individualizado, ou seja, a matemática faz parte de uma tradução do que o universo representa e entendê-la, de fato, é um objetivo comum a todos. No entanto, para isso, se faz necessário empreender ações distintas daquelas que não tem dado tão certo.