O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26297 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado diz respeito às experiências vividas no contexto do Projeto Integrador, atividade formativa do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Câmpus Santa Cruz. O tema do projeto é o conceito de função do 1º grau e a utilização do software geogebra, à luz do Construtivismo Piagetiano. Parte-se da abordagem epistemológica formulada por Jean Piaget a fim de subsidiar o ensino e a aprendizagem do conceito de função. As situações didáticas apresentadas visam favorecer os processos de construção do conceito, aliados ao uso de uma tecnologia de ensino, no caso o programa geogebra. Assim, este projeto tem como intuito promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de psicologia da educação e matemática tendo como objetivo comum estabelecer uma relação de contribuição entre ambas, pois é notório e fato relevante que a aprendizagem significativa no contexto escolar se torna eficiente e eficaz a partir da maneira como o indivíduo processa o conhecimento ministrado pelo profissional de educação, a forma como ele aborda o conteúdo contribui positivamente ou negativamente na efetivação ou não da aprendizagem, assim, se faz necessário repensar as metodologias de ensino a fim de promover uma educação mais eficiente em prol de todos os envolvidos. Além disso, é imprescindível que o profissional da educação tenha convicção de que sua disciplina de formação não possui conhecimento individualizado, ou seja, a matemática faz parte de uma tradução do que o universo representa e entendê-la, de fato, é um objetivo comum a todos. No entanto, para isso, se faz necessário empreender ações distintas daquelas que não tem dado tão certo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID709_14112016204935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO M." "autor_email" => "leomedeiros658@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26297 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado diz respeito às experiências vividas no contexto do Projeto Integrador, atividade formativa do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Câmpus Santa Cruz. O tema do projeto é o conceito de função do 1º grau e a utilização do software geogebra, à luz do Construtivismo Piagetiano. Parte-se da abordagem epistemológica formulada por Jean Piaget a fim de subsidiar o ensino e a aprendizagem do conceito de função. As situações didáticas apresentadas visam favorecer os processos de construção do conceito, aliados ao uso de uma tecnologia de ensino, no caso o programa geogebra. Assim, este projeto tem como intuito promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de psicologia da educação e matemática tendo como objetivo comum estabelecer uma relação de contribuição entre ambas, pois é notório e fato relevante que a aprendizagem significativa no contexto escolar se torna eficiente e eficaz a partir da maneira como o indivíduo processa o conhecimento ministrado pelo profissional de educação, a forma como ele aborda o conteúdo contribui positivamente ou negativamente na efetivação ou não da aprendizagem, assim, se faz necessário repensar as metodologias de ensino a fim de promover uma educação mais eficiente em prol de todos os envolvidos. Além disso, é imprescindível que o profissional da educação tenha convicção de que sua disciplina de formação não possui conhecimento individualizado, ou seja, a matemática faz parte de uma tradução do que o universo representa e entendê-la, de fato, é um objetivo comum a todos. No entanto, para isso, se faz necessário empreender ações distintas daquelas que não tem dado tão certo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID709_14112016204935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO M." "autor_email" => "leomedeiros658@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }