Ao termos contato com o componente curricular Didática, no 4º período do curso de Geografia UERN/CAMEAM, a professora nos propôs o desafio de realizarmos algumas observações das aulas de geografia nos municípios onde moramos, uma forma de termos um primeiro contato com o local que será futuramente nosso ambiente de trabalho. A experiência foi de fundamental importância para nossa vida acadêmica, uma maneira de se pôr no lugar do professor que estava ministrando a aula, uma forma de questionar a cerca do modo como irei lecionar futuramente. Essa atividade favoreceu o contato com o público infantil, que nos fez sentir o quanto podemos nos apegar aquelas crianças em poucas horas de convívio, o quanto são participativas. Mas, infelizmente, também houveram momentos de medo e angustia com relação a algumas situações presenciadas, onde surge a dúvida, se quando estivermos lecionando iremos cometer os mesmos erros que observamos naquelas horas de convívio com aquela turma. O professor que está ministrando uma dada aula, pode não perceber o que um observador externo enxerga. Por meio das abordagens acadêmicas em sala de aula e das observações realizadas nas aulas de geografia no ensino básico, surgiu a apreensão de divulgar e socializar tal experiência por meio desse trabalho. Julgamos que nessa metodologia, podemos expressar a vivência da sala de aula pela visão do observador, assim como, identificarmo-nos ou não, com a figura do professor daquela instituição, se concordamos ou discordamos da sua maneira de dar aula, são múltiplas informações que podem ser colhidas e pensadas.