Resumo: O trabalho investiga a Política de Avaliação da aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró-RN, verificando as rupturas e permanências a partir da implantação do Plano de Ações Articuladas entre os anos de 2007 a 2010. O corpus é resultado da pesquisa do Observatório de Educação (Capes) – Avaliação do (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2010). Os dados são provenientes de uma análise qualitativa de entrevistas e de uma analise documental, desenvolvendo ao longo do trabalho uma descrição analítica da politica de avaliação Nacional e do município de Mossoró-RN. O recorte da pesquisa analisa a problemática da avaliação da aprendizagem na perspectiva sócio-histórico, privilegiada enquanto estratégia de política educacional do Estado brasileiro tendo, como referência, a nova gestão pública. Esse arcabouço teórico privilegia contratos de gestão, possibilita que os entes federados compartilhem responsabilidades e flexibilizem o controle sobre as ações. Tecemos ainda, algumas considerações acerca de criticas e perspectivas, destacando nas considerações finais alguns achados da pesquisa. O trabalho está fundamentado nos estudos de Albuquerque (1995), Brasil (2007 e 2011), Cury (2002), D’Ambrósio (1999), Dias Sobrinho (1995), Lüdke (1986), Ravela (2002), Silva Júnior (1999), Sousa (1994 e 2012) e Vasconcellos (1994). Desse modo, concluímos, que a implementação do PAR proporcionou maturação qualitativa na prática docente acerca da avaliação da aprendizagem. Protagonistas como professores, e estudantes, indiretamente, foram inscritos no debate e na construção de uma cultura de avaliação que tende a se contrapor ao tradicional modus operandi. O resultado do desempenho dos estudantes como feedback foram importantes para o repensar o planejamento em torno da avaliação da aprendizagem no município de Mossoró.