POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ-RN: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS COM O PAR (2007-2010).
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O corpus é resultado da pesquisa do Observatório de Educação (Capes) – Avaliação do (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2010). Os dados são provenientes de uma análise qualitativa de entrevistas e de uma analise documental, desenvolvendo ao longo do trabalho uma descrição analítica da politica de avaliação Nacional e do município de Mossoró-RN. O recorte da pesquisa analisa a problemática da avaliação da aprendizagem na perspectiva sócio-histórico, privilegiada enquanto estratégia de política educacional do Estado brasileiro tendo, como referência, a nova gestão pública. Esse arcabouço teórico privilegia contratos de gestão, possibilita que os entes federados compartilhem responsabilidades e flexibilizem o controle sobre as ações. Tecemos ainda, algumas considerações acerca de criticas e perspectivas, destacando nas considerações finais alguns achados da pesquisa. 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