EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS DESAFIOS DA INCLUSÃO: ESCOLAS VOLTADAS PARA A CIDADANIA
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É um processo avaliativo buscando verificar destacando a postura da família, escola e sociedade em relação ao tema que ainda gera tantos preconceitos e exclusões, descobrindo qual é o papel das instituições especializadas e habilidades necessárias para lidar com crianças especiais visto que o importante é entender que a família o Estado e a sociedade são responsáveis de forma igualitária por tudo que diz respeito à inclusão do indivíduo. As discursões se encaminham no sentido de apresentar as concepções sobre educação, considerada uma discussão importante de "Uma Escola Para Os Novos Tempos", e o Eixo Temático II proposto pela CONAE, intitulado Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos se configuram como imprescindível no contexto educacional, tendo em vista que a escola é à base do caminho para a mudança. . Espera-se que este trabalho possa contribuir com os estudos que buscam a compreensão das formas de atuação e das dificuldades enfrentadas no cotidiano das pessoas especiais. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e consequente frente a este grupo. Utilizamos como referência os autores: Brandão (1985), Coll (2004), Monacorda (1989), Salamanca (1994), Santos e Paulino (2006), Libâneo (2008). 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