Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida da humanidade de forma espontânea. Considerando a sua grande importância na formação humana, faz-se necessário a realização deles desde a infância. Nessa direção, encontramos aporte teórico metodológico para a efetivação deste, em autores como: Antunes (2002), Kishimoto (2011), Vygotsky (2008), Piaget (1978), Weiss (1993), entre outros. É válido salientar que os jogos e as brincadeiras para a realização do trabalho dos professores, devem conter metas a serem alcançadas, objetivos traçados, alvos no ensino pretendido, evitando virar apenas passatempo, como alguns querem tratar as questões inerentes aos jogos e às brincadeiras no ensino. Objetivamos neste destacar que o brincar, o fazer de conta perpassa toda a infância e contribui com a formação das crianças além de analisarmos como na prática os professores poderão se beneficiar desse importante material de ensino para que a aprendizagem de fato aconteça de forma lúdica e prazerosa. Assim, trataremos neste da discussão, reflexão na prática da utilização de materiais de ensino com jogos e brincadeiras, partindo da ludicidade como pressuposto de ensino-aprendizagem. Para isso, buscamos entrevistas com duas professoras, as quais averiguamos suas práticas embasadas ou não neste trabalho. Não colocamos as discussões como detentoras da verdade, mas como aporte para futuros pesquisadores que buscam a pesquisa e ao mesmo tempo a atuação docente em seu cotidiano de sala de aula.