O presente estudo tem como objetivo identificar as principais dificuldades para o desenvolvimento das aulas de Educação Física na Escola Municipal Maria Pereira Leite do município de Encanto/RN, a partir da percepção dos alunos, do professor e da direção da escola, atores que estão, em maior ou menor grau, envolvidos nesse processo. Consiste em pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como locus a Escola Municipal Maria Pereira Leite e o corpus de investigação composta pelo diretor, pelo professor de Educação Física da escola e por 35 (trinta e cinco) alunos. O instrumento utilizado para coleta de informações foi um questionário composto por perguntas abertas. Pela pesquisa realizada sobre o cotidiano do professor, do espaço escolar e dos alunos nas aulas Educação Física que permitem pensar nas aulas desse componente curricular, onde se revela permite refletir sobre as aulas e os desafios constantes que a educação enfrenta não apenas na disciplina de Educação Física. Diante da análise foi possível identificar que a principal dificuldade presente no cotidiano da escola investigada, a partir dos olhares do professor, da direção e dos alunos estão relacionadas questões estruturais, embora os alunos não considerem um aspecto tão problemático. Outra dificuldade pontuada pelo professor diz respeito a falta de material e a desvalorização da disciplina que, a seu ver, precisa ser reconhecida como importante para formação do sujeito. Reconhecemos que ações pontuais, em nível de políticas públicas, precisam ser efetivadas para garantir a melhoria das ações pedagógicas, que é prejudicada por falta de espaços adequados.