Neste artigo, abordamos, por meio de um relato de experiência, a “gestão da classe”, termo utilizado por Gauthier (2013) para categorizar o controle e a organização que o professor tem da classe em relação ao favorecimento ordenado das atividades de ensino e de aprendizagem. Esse é um dos temas que estão mais presentes nos discursos discentes e docentes, sobretudo, quando esses indivíduos são questionados sobre os desempenhos das turmas. O relato de experiência aqui apresentado é o resultado de uma reunião pedagógica realizada no primeiro semestre letivo de 2016 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no campus Pau dos Ferros, a qual teve como fio condutor das discussões as estratégias que alguns professores se utilizam para gerenciar as turmas e as aprendizagens. Além de apresentada parte da descrição das discussões realizadas na reunião pedagógica através desse relato de experiência, tecemos uma análise dessas, tendo como parâmetro os conceitos já trazidos nas pesquisas de ensino de Gauthier (2013), Morales (2011), Meirieu (2006) e Perrenound (1995). Dentro das falas dos professores, nós fizemos uma seleção dos assuntos e dividimos em 4 tópicos: “O planejamento e as regras”, “Autoridade, disciplina e as necessidades dos alunos”, “Negociando com os alunos” e “A dinâmica do conteúdo e o clima da classe”. Cada tópico desse não limita o assunto nem pretende esgotá-lo ou trazer generalizações aplicáveis a todas as realidades educacionais existentes, todavia segue uma sequência que busca traduzir e compartilhar parte dos saberes experienciais de alguns docentes que estão no dia a dia em sala de aula, auxiliando, assim, na reflexão da prática educativa e em novas compreensões e possibilidades para a atuação docente.