Educar em direitos humanos é construir o reconhecimento sobre a dignidade humana, é estabelecer uma cultura voltada para a paz entre os indivíduos. O presente artigo é fruto das discussões empreendidas no curso de especialização em Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, ofertado na modalidade de Educação a Distância – EAD, que teve como proposta a construção de um plano de ação visando desenvolver ações didático-pedagógicas que fortalecessem a Educação de Jovens e Adultos através do Programa Brasil Alfabetizado no contexto do município de Olho D’água do Borges/RN. A partir da compreensão da educação como um direito, a intenção foi desenvolver diversas atividades que motivassem a permanência dos alfabetizandos no programa partindo de uma metodologia participativa e reflexiva de trabalho priorizando os conhecimentos prévios dos educandos mediante a construção de diversas atividades com foco nos direitos humanos. Nosso aporte teórico teve base em autores como BITTAR (2008); DIAS (2008); FREIRE (1996); TAVARES (2007); BRASIL (2007), etc. Sabe-se que um plano de ação voltado para a Educação em Direitos Humanos tem a intenção de refletir e consequentemente intervir sobre a realidade local permitindo que os educandos adquiram sua autonomia, emancipação e o exercício de sua cidadania mediante a apreensão dos conhecimentos culturalmente produzidos pela humanidade. O plano de ação serve de instrumento de reflexão para educadores e educadores planejarem estratégias de ensino sobre os direitos humanos na escola sob a perspectiva de uma aprendizagem significativa, aquela que inclui os conhecimentos sobre direitos, deveres e cidadania.