Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

DA GÊNESE EPISTEMOLÓGICA AO PLANO DIDÁTICO: A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CIÊNCIA, CIÊNCIAS, ENSINO Comunicação Oral (CO) ET6 - Fundamentos da educação: recortes e apontamentos
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26226
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "DA GÊNESE EPISTEMOLÓGICA AO PLANO DIDÁTICO: A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Há um consenso entre professores/pesquisadores do ensino de Ciências Naturais sobre os conceitos epistemológicos e sua ascensão no campo pedagógico. Baseados nos aspectos histórico-filosóficos, parte dos primórdios mantinham uma relação direta com os fenômenos da natureza, mas sem entender sua plena essência a partir do uso da razão. Esse fato é visto de forma cronológica durante a evolução do homem e o desenvolvimento da sua natureza investigativa, perpassando a sua existência enquanto produto e produtor do meio. Foram anos observando, analisando e discutindo os conceitos de natureza científica até chegar ao patamar que dispomos no mundo contemporâneo. Sucintamente, muitos filósofos, naturalistas, e cientistas vivenciaram o conhecimento científico tentando interpretar a fenomenologia natural sob vários olhares. Durante todo esse leque de séculos investigativos protagonizados pelo homem, tivemos o “erro” e o “acerto” como o “progresso da ciência”. Com a disseminação gradativa no meio social, esses conhecimentos passam a fazer parte do currículo escolar e sofreram mudanças com base na própria ciência, pois a mesma não é um elemento pronto e acabado, sempre está em constante mudanças nas suas leis, enunciados e fórmulas, tanto no campo acadêmico quanto no científico. No plano pedagógico, muitas foram as tendências que nortearam o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, fato bem discutido nas leis e marcos teóricos que orientam o ensino dessa área em nosso país. Na base fundamental, ela é de suma importância, pois agrega três áreas distintas (Biologia, Física e Química), que fundamentam o conhecimento do aluno para o seu egresso no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET6 - Fundamentos da educação: recortes e apontamentos"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, CIÊNCIAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA6_ID628_02112016003203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDERLANIO FERREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ILDERLANIO"
    "autor_email" => "ilderlanio_almeida@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE VALE DO SALGADO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26226
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "DA GÊNESE EPISTEMOLÓGICA AO PLANO DIDÁTICO: A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Há um consenso entre professores/pesquisadores do ensino de Ciências Naturais sobre os conceitos epistemológicos e sua ascensão no campo pedagógico. Baseados nos aspectos histórico-filosóficos, parte dos primórdios mantinham uma relação direta com os fenômenos da natureza, mas sem entender sua plena essência a partir do uso da razão. Esse fato é visto de forma cronológica durante a evolução do homem e o desenvolvimento da sua natureza investigativa, perpassando a sua existência enquanto produto e produtor do meio. Foram anos observando, analisando e discutindo os conceitos de natureza científica até chegar ao patamar que dispomos no mundo contemporâneo. Sucintamente, muitos filósofos, naturalistas, e cientistas vivenciaram o conhecimento científico tentando interpretar a fenomenologia natural sob vários olhares. Durante todo esse leque de séculos investigativos protagonizados pelo homem, tivemos o “erro” e o “acerto” como o “progresso da ciência”. Com a disseminação gradativa no meio social, esses conhecimentos passam a fazer parte do currículo escolar e sofreram mudanças com base na própria ciência, pois a mesma não é um elemento pronto e acabado, sempre está em constante mudanças nas suas leis, enunciados e fórmulas, tanto no campo acadêmico quanto no científico. No plano pedagógico, muitas foram as tendências que nortearam o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, fato bem discutido nas leis e marcos teóricos que orientam o ensino dessa área em nosso país. Na base fundamental, ela é de suma importância, pois agrega três áreas distintas (Biologia, Física e Química), que fundamentam o conhecimento do aluno para o seu egresso no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET6 - Fundamentos da educação: recortes e apontamentos"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, CIÊNCIAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA6_ID628_02112016003203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDERLANIO FERREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ILDERLANIO"
    "autor_email" => "ilderlanio_almeida@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE VALE DO SALGADO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Há um consenso entre professores/pesquisadores do ensino de Ciências Naturais sobre os conceitos epistemológicos e sua ascensão no campo pedagógico. Baseados nos aspectos histórico-filosóficos, parte dos primórdios mantinham uma relação direta com os fenômenos da natureza, mas sem entender sua plena essência a partir do uso da razão. Esse fato é visto de forma cronológica durante a evolução do homem e o desenvolvimento da sua natureza investigativa, perpassando a sua existência enquanto produto e produtor do meio. Foram anos observando, analisando e discutindo os conceitos de natureza científica até chegar ao patamar que dispomos no mundo contemporâneo. Sucintamente, muitos filósofos, naturalistas, e cientistas vivenciaram o conhecimento científico tentando interpretar a fenomenologia natural sob vários olhares. Durante todo esse leque de séculos investigativos protagonizados pelo homem, tivemos o “erro” e o “acerto” como o “progresso da ciência”. Com a disseminação gradativa no meio social, esses conhecimentos passam a fazer parte do currículo escolar e sofreram mudanças com base na própria ciência, pois a mesma não é um elemento pronto e acabado, sempre está em constante mudanças nas suas leis, enunciados e fórmulas, tanto no campo acadêmico quanto no científico. No plano pedagógico, muitas foram as tendências que nortearam o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, fato bem discutido nas leis e marcos teóricos que orientam o ensino dessa área em nosso país. Na base fundamental, ela é de suma importância, pois agrega três áreas distintas (Biologia, Física e Química), que fundamentam o conhecimento do aluno para o seu egresso no Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.