Na atualidade existem inúmeras metodologias de ensino que vêm sendo aplicadas no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Porém algumas destas não estão comprometidas fielmente com a construção do conhecimento cientifico, deixando de lado a interação da ciência com o nosso dia a dia. Tendendo para a Física, é formidável torna-la uma ciência acessível a todos. Porém nas escolas ao trabalharem de forma maciça fórmulas e equações os alunos absorvem a disciplina como algo unicamente matemático, deixando à parte o conhecimento teórico que é tão importante quanto à resolução de problemas. A difícil aceitação dos conteúdos de física, por parte dos alunos no ensino médio, está pautada na maioria dos casos nas dificuldades de interpretação, desde teórica até de base puramente matemática. Uma maneira que tem se mostrado eficiente para guardar o conhecimento adquirido sem se restringir ao meio puramente cientifico, podendo contribuir no processo de assimilação e sintetização do conhecimento das teorias físicas é o que se pode chamar de Sequência Didática Interativa (SDI). Nessa conjuntura, é realizado um ciclo de atividades para sistematização de conceitos individuais e, posteriormente, são desenvolvidas as mesmas atividades com pequenos grupos, objetivando a formação de uma única definição do tema em estudo. Visando formular e/ou reformular e sintetizar o conhecimento dos estudantes, propomos a partir de uma Sequência Didática Interativa a construção de um Glossário de Conceitos Físicos. Fundamentados nas teorias da aprendizagem significativa, utilizando do chamado circulo Hermenêutico-dialético como ferramenta auxiliar na SDI.