Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA O BEM-ESTAR ANIMAL E NA IMPLEMENTAÇÃO DESTA TEMÁTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO DE CAMPINA GRANDE, PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA, BEM-ESTAR ANIMAL, ENSINO BÁSICO Pôster (PO) Educação Ambiental
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      A educação humanitária é reconhecida como um amplo campo de estudo que delineia conexões entre todas as formas de justiça social e examina para tanto, o que esta acontecendo em nosso planeta, da opressão contra os homens a exploração animal e a degradação ecológica. Esta metodologia educacional tem como objetivo desenvolver nos alunos, quando se trata de educação formal, e nos indivíduos de uma forma ampla, quando se trata de educação informal, várias competências, como: desenvolver a sensibilidade para com todas as formas de vida, respeitando e tolerando as diferenças; estimular os indivíduos a terem mais compaixão e a aprenderem a viver com mais respeito por todos; promover oportunidades para os indivíduos desenvolverem um sentimento de admiração, responsabilidade e dever de cuidar do mundo natural e seu meio ambiente; contribuir para o desenvolvimento de atitudes e pensamento crítico dos indivíduos. Frente ao vínculo cada vez maior que os homens estabeleceram com os animais de companhia, frente à superpopulação de animais domésticos errantes, ao aumento de maus-tratos aos animais e ao aumento da transmissão das zoonoses nos nossos centros urbanos, pensa-se na educação humanitária em bem-estar animal, como metodologia educacional na construção de valores e crenças positivas para com os animais e para com a sociedade e meio ambiente como um todo.\r\n
      A educação humanitária em bem-estar animal não trata somente sobre cuidados com os animais, mas também ensina sobre os animais em termos de senciência, emoções e inteligência, bem como, ensina aos indivíduos a terem empatia e a sentirem como os animais sentem, fazendo com que todo este processo de empatia criado tenha subprodutos positivos em toda a sociedade, pois o cuidado e a compaixão estendem-se as pessoas e ao meio ambiente. Em nosso município foram desenvolvidas atividades de educação humanitária em bem-estar animal formal e informal. As atividades formais foram realizadas em escolas publicas e privadas do ensino básico e envolviam a apresentação de teatro de fantoches, filmes educativos, apresentação de palestras e atividades lúdicas e as atividades informais forma realizadas em eventos municipais e em eventos de adoção e vacinação de animais domésticos dentro do nosso município e envolviam a apresentação ou entrega de banners, panfletos, folders e cartilhas educativas. As ações de educação humanitária em bem estar animal propiciaram de forma geral, uma maioria de sentimentos de compaixão, interesse e afetividade, principalmente, por parte dos alunos. Nas ações que envolveram adultos e jovens, além de sentimentos positivos em relação á temática animal, também se observou sentimentos de desinteresse e deboche. A implementação destas ações de educação humanitária culminaram em um maior interesse sobre a temática em nosso município. Estas ações devem ser continuadas, principalmente, no que se refere à capacitação dos professores na temática de bem-estar animal, de forma que a mesma possa ser implementada no currículo escolar, como preconiza a Lei Municipal nº 6.050 aprovada em 2015 no Plano Municipal de Educação.
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      A educação humanitária em bem-estar animal não trata somente sobre cuidados com os animais, mas também ensina sobre os animais em termos de senciência, emoções e inteligência, bem como, ensina aos indivíduos a terem empatia e a sentirem como os animais sentem, fazendo com que todo este processo de empatia criado tenha subprodutos positivos em toda a sociedade, pois o cuidado e a compaixão estendem-se as pessoas e ao meio ambiente. Em nosso município foram desenvolvidas atividades de educação humanitária em bem-estar animal formal e informal. As atividades formais foram realizadas em escolas publicas e privadas do ensino básico e envolviam a apresentação de teatro de fantoches, filmes educativos, apresentação de palestras e atividades lúdicas e as atividades informais forma realizadas em eventos municipais e em eventos de adoção e vacinação de animais domésticos dentro do nosso município e envolviam a apresentação ou entrega de banners, panfletos, folders e cartilhas educativas. As ações de educação humanitária em bem estar animal propiciaram de forma geral, uma maioria de sentimentos de compaixão, interesse e afetividade, principalmente, por parte dos alunos. Nas ações que envolveram adultos e jovens, além de sentimentos positivos em relação á temática animal, também se observou sentimentos de desinteresse e deboche. A implementação destas ações de educação humanitária culminaram em um maior interesse sobre a temática em nosso município. Estas ações devem ser continuadas, principalmente, no que se refere à capacitação dos professores na temática de bem-estar animal, de forma que a mesma possa ser implementada no currículo escolar, como preconiza a Lei Municipal nº 6.050 aprovada em 2015 no Plano Municipal de Educação.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação humanitária é reconhecida como um amplo campo de estudo que delineia conexões entre todas as formas de justiça social e examina para tanto, o que esta acontecendo em nosso planeta, da opressão contra os homens a exploração animal e a degradação ecológica. Esta metodologia educacional tem como objetivo desenvolver nos alunos, quando se trata de educação formal, e nos indivíduos de uma forma ampla, quando se trata de educação informal, várias competências, como: desenvolver a sensibilidade para com todas as formas de vida, respeitando e tolerando as diferenças; estimular os indivíduos a terem mais compaixão e a aprenderem a viver com mais respeito por todos; promover oportunidades para os indivíduos desenvolverem um sentimento de admiração, responsabilidade e dever de cuidar do mundo natural e seu meio ambiente; contribuir para o desenvolvimento de atitudes e pensamento crítico dos indivíduos. Frente ao vínculo cada vez maior que os homens estabeleceram com os animais de companhia, frente à superpopulação de animais domésticos errantes, ao aumento de maus-tratos aos animais e ao aumento da transmissão das zoonoses nos nossos centros urbanos, pensa-se na educação humanitária em bem-estar animal, como metodologia educacional na construção de valores e crenças positivas para com os animais e para com a sociedade e meio ambiente como um todo. A educação humanitária em bem-estar animal não trata somente sobre cuidados com os animais, mas também ensina sobre os animais em termos de senciência, emoções e inteligência, bem como, ensina aos indivíduos a terem empatia e a sentirem como os animais sentem, fazendo com que todo este processo de empatia criado tenha subprodutos positivos em toda a sociedade, pois o cuidado e a compaixão estendem-se as pessoas e ao meio ambiente. Em nosso município foram desenvolvidas atividades de educação humanitária em bem-estar animal formal e informal. As atividades formais foram realizadas em escolas publicas e privadas do ensino básico e envolviam a apresentação de teatro de fantoches, filmes educativos, apresentação de palestras e atividades lúdicas e as atividades informais forma realizadas em eventos municipais e em eventos de adoção e vacinação de animais domésticos dentro do nosso município e envolviam a apresentação ou entrega de banners, panfletos, folders e cartilhas educativas. As ações de educação humanitária em bem estar animal propiciaram de forma geral, uma maioria de sentimentos de compaixão, interesse e afetividade, principalmente, por parte dos alunos. Nas ações que envolveram adultos e jovens, além de sentimentos positivos em relação á temática animal, também se observou sentimentos de desinteresse e deboche. A implementação destas ações de educação humanitária culminaram em um maior interesse sobre a temática em nosso município. Estas ações devem ser continuadas, principalmente, no que se refere à capacitação dos professores na temática de bem-estar animal, de forma que a mesma possa ser implementada no currículo escolar, como preconiza a Lei Municipal nº 6.050 aprovada em 2015 no Plano Municipal de Educação.

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