O presente trabalho teve como objetivo discutir sobre a utilização da aula de campo como recurso de ensino em aulas de um curso de formação de professores de Biologia na cidade de Campina Grande, PB. A estratégia de aula de campo foi desenvolvida com 32 alunos do 8° período do curso de Licenciatura em Biologia, da Universidade Vale do Acaraú - UVA, unidade Campina Grande. Como local para realização da atividade prática foi escolhido o sitio do Pai Mateus, localizado no município de Cabaceiras - PB. A metodologia estruturou-se em dois dias de aulas, sendo a primeira parte da pesquisa com aula teórica e a segunda com a prática da aula de campo. Compreendemos que as mudanças sociais e culturais ocorridas ao longo do tempo exigem que os professores invistam em estratégias metodológicas que atendem as perspectivas e atenção dos estudantes. De acordo com o questionário avaliativo, os alunos afirmaram que a aula de campo funciona uma estratégia facilitadora e incentivadora na aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Nesse sentido, concluímos que a formação do professor deve ser repleta de sugestões e opções metodológicas, para que a sua futura prática pedagógica se adapte as diferentes personalidades e características de seus alunos. A aula de campo amplia a compreensão dos conteúdos de Biologia, por unir teoria e prática a favor da aprendizagem dos alunos.