DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE UMA PROFISSÃO: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESENTE NA CAMPANHA
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Representou uma política pública idealizada pela gestão municipal de Natal/RN, com vistas a promover a alfabetização da população potiguar, contribuindo na construção da cidadania e no processo de inserção no mundo do trabalho. Assim, o presente artigo almeja verificar o potencial inclusivo da educação profissional desenvolvida durante a campanha de pé no chão, com ênfase na quinta fase do movimento popular em tela. Constatando de tal forma, a consonância dos anseios do mundo do trabalho com o processo cognitivo desenvolvido no âmbito daquela política educacional. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica e uma metodologia com enfoque de abordagem qualitativa, a fim de apreender a realidade vivenciada pelos alunos da campanha de forma crítica e reflexiva. No processo de estudo, realizou-se um diálogo com os pensamentos de Willigton Germano, Marise Ramos, Acácia kuenzer e Gaudêncio Frigotto na busca pelo desvelamento do tecido social encontrado na década de 1960, durante a implementação da referenciada política pública municipal concretizada durante o governo de Djalma Maranhão." 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