FEITOSA, Robério Rodrigues et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20177>. Acesso em: 24/11/2024 04:46
As aulas práticas são alternativas metodológicas importantes no processo de aprendizagem, contudo, devem estar articuladas à teoria. Em Botânica, o uso dessas atividades em sala de aula proporciona o desenvolvimento de raciocínio e permite ao aluno expandir seu conhecimento sobre as plantas, em geral. A construção de um álbum seriado, através do desenvolvimento de aulas práticas em Botânica surge no intuito de torná-lo um recurso didático auxiliar ao professor no tocante a organização e condução da aula e, sobretudo, para ajudar o aluno na assimilação do conteúdo abordado. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar em que medida a confecção e utilização de álbuns seriados, em aulas práticas de Botânica, como metodologia alternativa, contribuem para compreensão dos conteúdos relacionados às Espermatófitas. Foi desenvolvido com alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Ceará, matriculados na disciplina Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas, durante o primeiro trimestre de 2016. As práticas de confecção do álbum começaram com a coleta das amostras dos vegetais para classificação e organização. Ao término das atividades foi aplicado um teste com perguntas sobre o conteúdo a fim de verificar o grau de aprendizagem dos licenciandos e foi questionado aos mesmos quais as impressões sobre o uso de práticas em sala de aula. Observou-se que os alunos demonstraram mais interesse pelas aulas, foram participativos e tiveram um bom aproveitamento da disciplina, além de um ganho significativo de conhecimento, sobretudo na aprendizagem de conceitos botânicos. Conclui-se que as práticas são contribuintes efetivos no desenvolvimento da aprendizagem.