Este artigo foi resultado das discussões, observações e vivências desenvolvidas na disciplina “Estágio Curricular em Gestão Escolar” do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP). A atuação ocorreu em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Natal/RN, no período de 18 de abril a 09 de maio de 2016, totalizando uma carga horária de 60 horas. O objetivo foi analisar a construção da gestão democrática e a implementação de políticas educacionais na escola. Teve-se como procedimentos metodológicos revisão de literatura, pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Constatou-se que a escola campo do estágio está pautada na concepção de gestão democrático-participativa, possuindo relações horizontalizadas e (con)vivência colegiada. Para desenvolver suas atividades, a escola executa diversos programas educacionais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Recursos Oriundos do Orçamento Municipal (ROM). Porém, há desafios ainda não superados, como o resgate do papel do projeto político-pedagógico enquanto instrumento do planejamento e articulador das atividades. Além disso, programas têm sido suspensos por falta de recursos orçamentários, como o Programa Mais Educação e o Programa Atleta na Escola. Concluiu-se que o estágio curricular em gestão escolar é imprescindível para possibilitar experiências de exercício profissional, ampliando e fortalecendo conhecimentos e competências que envolvem planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e políticas educacionais. Ademais, não obstante os avanços, é necessário continuar mobilizando a efetivação da gestão democrática na educação pública brasileira.