ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO ESCOLAR: RELATO REFLEXIVO A PARTIR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
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O objetivo foi analisar a construção da gestão democrática e a implementação de políticas educacionais na escola. Teve-se como procedimentos metodológicos revisão de literatura, pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Constatou-se que a escola campo do estágio está pautada na concepção de gestão democrático-participativa, possuindo relações horizontalizadas e (con)vivência colegiada. Para desenvolver suas atividades, a escola executa diversos programas educacionais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Recursos Oriundos do Orçamento Municipal (ROM). Porém, há desafios ainda não superados, como o resgate do papel do projeto político-pedagógico enquanto instrumento do planejamento e articulador das atividades. Além disso, programas têm sido suspensos por falta de recursos orçamentários, como o Programa Mais Educação e o Programa Atleta na Escola. 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