A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19908 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 3179 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3179_16082016195444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA" "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19908 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 3179 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Este estudo investigativo foi desenvolvido com quatro turmas em uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada no município de Carpina, Pernambuco. Buscou averiguar se o uso de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, conhecer as contribuições e a utilização de jogos no ensino de química como um parâmetro instigante para a aprendizagem deste componente curricular. A utilização de jogos didáticos é uma alternativa que tem como objetivo melhorar o desempenho dos discentes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. É imprescindível destacarmos que o jogo didático contem a função lúdica e a função educativa e por ser utilizado em determinadas finalidades pedagógicas é essencial para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, pois viabiliza um repertório de progresso, seja na esfera cognitiva, na social, motor e afetiva. Durante os debates realizados na sala de aula, os alunos relataram a importância do uso de jogos no ensino de química e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que é uma ferramenta metodológica importante, pois ela torna um diferencial no aprendizado e causam uma interação maior entre os demais colegas. Através dos depoimentos relatados, podemos concluir que os jogos químicos auxiliam tanto o docente quanto ao discente, tendo a oportunidade de construir seus conhecimentos de forma mais interativa, dinâmica, interessante e prazerosa. Portanto, torna-se notório que os jogos didáticos são importantes estratégias para o ensino de química, pois motiva e permite participar do processo da construção do conhecimento, contribuindo de forma positiva no âmbito escolar para aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3179_16082016195444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA" "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }