A prática de leitura aumenta as relações sociais fazendo com que sejamos cidadãos ativos na sociedade. Dessa forma, essas práticas consolidam-se como objeto cultural e cognitivo cada vez mais importante e prestigiado nesse início de século. No presente trabalho objetivamos evidenciar a sala de leitura como um ambiente pedagógico e cultural que oferece oportunidades de informação e cultura a comunidade escolar incentivando assim, à vontade de ler e priorizando a formação de leitores que façam dessa leitura um hábito cotidiano de lazer e fonte de conhecimento. A metodologia utilizada foi à sequência didática com o desenvolvimento de atividades sistemáticas para o antes, durante e depois da leitura. Conduzimos o trabalho à luz teórica de Curto (2000), Ferreiro (2001), Soares (2003) dentre outros. Após reflexões e análise acreditamos que o grande trunfo para conseguir alunos leitores fluentes é proporcionando-lhes o contato com diversos textos e atividades planejadas, lúdicas e motivadoras que despertem o gosto pela leitura e a autonomia desses alunos. Concluímos que com uma mediação planejada e articulada com as atividades de sala de aula, o ambiente da sala de leitura torna-se um espaço privilegiado na formação do aluno - leitor.