Este trabalho é um relato de experiência da formação inicial de licenciatura em Educação Física, onde iremos relatar uma sistematização do conteúdo Jogos Indígenas no estágio supervisionado. Faremos relação com as disciplinas oferecidas durante a graduação, pois elas possibilitaram subsídio teórico e prático para a realização do estágio, onde está se constituindo como espaço de amadurecimento didático pedagógico, para nós, futuros professores de Educação Física.
O estágio supervisionado ocorreu em uma escola da rede privada, localizada na zona Sul de Natal/RN. Esse espaço educacional considera que a educação física pode contribuir na formação geral dos alunos, através do desenvolvimento cultural e das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando à aquisição da prática regular de atividades físicas como componente fundamental da educação para uma vida saudável.
Essa experiência ocorreu no Estágio Supervisionado II, espaço destinado para observamos, coparticiparmos e aplicarmos aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, atuamos na turma do 9º ano “A”, que possui 34 estudantes, sendo 14 meninos e 20 meninas com faixa etária entre 13 e 15 anos. Na instituição concedente do estágio, as aulas de educação física são ministradas por um profissional de Educação Física, com 16 anos de experiência na área escolar.
Esse estudo é um recorte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso e caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, por trabalhar com significados, questões subjetivas, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Pontualmente, nosso trabalho é um estudo de campo e no caso específico da Educação Física, o estudo de campo pode ter como modelo uma comunidade; uma escola; uma academia, uma praça pública onde se desenvolvem atividades de lazer e etc. Trata-se de uma metodologia que utiliza bastante a observação direta e instrumentos como entrevistas e questionários.
Assim, o estudo envolve a relação entre as componentes curriculares Metodologia do Jogo, Educação Física no Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado II, destacando como cada componente curricular dessa contribui para nossa formação inicial em Educação Física.
Partimos da descrição das nossas experiências significativas das componentes Metodologia do Jogo e Educação Física no Ensino Fundamental, depois relacionamos com a nossa experiência pedagógica durante o Estágio Supervisionado, onde coletamos dados através de questionários e observações.