O artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da pesquisa na formação docente, a partir da análise do currículo de um curso de Licenciatura. Enfatizamos a visibilidade que é conferida aos sujeitos, uma vez que as considerações acerca do tema partem da visão/vivências de licenciandas. Como estudantes da Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, consideramos pertinente investigar nosso percurso formativo, tomando por foco quatro importantes componentes curriculares formativos propostos no projeto pedagógico do referido curso: os projetos integradores; o estágio supervisionado; as atividades de metodologia do ensino e os trabalhos monográficos. Verificamos que essas quatro dimensões têm nos proporcionado vivências muito significativas à nossa formação, sobretudo porque nos possibilita, de forma articulada, o desenvolvimento de nosso papel como pesquisadoras. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados nos relatórios dos projetos integradores; dos estágios; em atividades de metodologia do ensino de informática; em uma entrevista no formato de grupo focal com os formandos e nos documentos que registram a produção de nossas monografias. Como apontamentos, destacamos o desafio da construção de uma proposta curricular formativa tendo por pressuposto a pesquisa e a possibilidade dos licenciandos de desenvolverem postura e habilidades de pesquisadores, relacionando teoria e prática. Assumimos assim, uma responsabilidade como sujeitos que refletem/pesquisam a partir de suas vivências formativas. Almejamos que as considerações aqui trabalhadas possam se configurar como considerações fecundas para a reflexão dos currículos das licenciaturas, destacando a importância da pesquisa na formação docente.