SILVA, Juliete Rodrigues Da et al.. Infância, consumo e mídia. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21243>. Acesso em: 22/12/2024 19:30
Este trabalho pretende mostrar como a mídia tem contribuído para induzir o consumismo infantil, a adultização e a erotização das crianças. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, bem como foram analisados programas televisivos infantis, assim como propagandas dirigidas às crianças. De modo geral, a televisão tem feito os telespectadores reféns do consumo. Constatou-se que, nos últimos tempos, esse fenômeno se tem expandido ao mundo infantil, mediante publicidades, personagens infantis e programas de auditórios voltados às crianças. É de fundamental importância que os educadores e futuros educadores tomem ciência desse fato, para, no cotidiano do trabalho educativo, pautarem a sua ação profissional de um modo que proteja o mundo das crianças de invasões que são condizentes com a sua idade, e assim eles contribuam para o livre e autônomo desenvolvimento da infância.