Pouco se discuti sobre a preparação para tornar-se professor do Ensino Superior; supõe-se que a partir do momento em que o profissional assume o cargo de professor em uma Universidade/Faculdade, ele já está completamente pronto para ministrar aulas com uma didática excelente e de modo claro e compreensível a todos os seus alunos. Cada vez mais é visível à exigência de títulos de Mestre e Doutor para professores universitários, e na maioria dos casos, esses professores se dedicaram desde o inicio da sua carreira acadêmica, com estudos, pesquisas, especializações, entre outros, sem ter vivenciado a prática de lecionar ao menos uma vez, antes de se tornar um educador. O caminho seguido pelo profissional para chegar ao magistério, influencia muito na didática aplicada na sala de aula. Com isso, temos como objeto de estudo um professor da rede privada de Ensino Superior localizada na cidade de Fortaleza-CE, com a característica de ser docente em curso bacharel, que por sua vez vivência diariamente a necessidade de uma prática pedagógica nas Universidades. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e estabelecer uma relação sobre a formação inicial e a sua contribuição na prática docente na sala de aula, também com o intuito de analisar a Didática no Ensino Superior, atentando para sua formação acadêmica e como ela influenciou o ofício de ser professor. Utilizamos como aporte teórico Anastasiou (2004),Cavalcante (2014), Cunha (2006), Farial et al (2014, Freire (1981), Guthier(1998), Gil (2010), Libâneo (2008), Pachane (2015), Tardif 2010) e Haguette (1997). Além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação-PNE. Salientamos a importância de além da Formação Acadêmica a busca individual de uma Didática baseada em uma reflexão crítica e a necessária relação da didática e o ensinar no Ensino Superior.