O lúdico é um recurso pouco utilizado nas práticas pedagógicas no contexto do ambiente escolar. Este estudo apresenta uma reflexão sobre as contribuições originadas pela utilização deste recurso em sala de aula. Foi proposta uma pesquisa-ação que vislumbrava uma prática pedagógica interdisciplinar, de construção e debate, onde os alunos saiam da passividade e agiam ativamente e com criatividade, na elaboração de defesa de temas e a apresentação das mesmas. O marco teórico está embasado na abordagem de aprendizagem de Vygotsky pela interação com o tema, com o outro e consiga, além da mediação exercida pelo professor. O trabalho foi realizado com alunos concluintes do Ensino Médio, que se preparavam para o ENEM, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, situada em Esperança- PB, e teve como objetivo desenvolver entre os alunos as práticas lúdicas visando a apreensão cognitiva e a desenvolvimento dos valores humanos e analisar se elas favorecem a aprendizagem e discussão de temas atuais como modo interventivo para os alunos pesquisados. A proposta foi bem aceita entre os participantes, que apresentaram ao término, satisfação em vivenciar momentos de aprendizagem diferenciada.