O presente estudo analisa questões pertinentes a biblioteca escolar e sua importância na formação de leitores, reflete a respeito da importância da leitura, em que o desenvolvimento informacional vem provocando um impacto significativo na sociedade. Compreende-se que cabe ao ambiente escolar e aos educadores acompanhar todo esse ritmo e propiciar aos alunos o acesso ao conhecimento. Observa-se a biblioteca escolar como uma importante aliada no desenvolvimento do gosto pela leitura, por possibilitar um novo espaço de aprendizagem. Nesta pesquisa infere-se que o incentivo à leitura no ambiente escolar constitui um desafio para os sistemas de ensino a quem compete disponibilizar os recursos que visem estabelecer métodos e estratégias para o incentivo e formação de leitores. Caracteriza-se como bibliográfica e expõe, que apesar de existirem alguns fatores, os quais interferem negativamente no processo de leitura, nos aponta para necessidade da criação de parcerias entre o bibliotecário e o corpo docente, cujo trabalho contribui para formação do aluno leitor. Ressalta ainda, que o incentivo a leitura nasce no ambiente familiar e se processa com mais eficácia na escola, desde a infância e daí então,permite criar oportunidades de aquisição ao prazer de ler por toda vida. E preciso começar a incentivar essa pratica desde o primeiro passo da formação básica do indivíduo, pois, assim se insere na sociedade como ser pensador e articulador.