Quando se fala em educação dentro da área da saúde e dos temas CTSA (ciência, tecnologia, saúde e ambiente), abordam-se diversos aspectos, saberes e práticas voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde, baseando-se em conhecimento popular e científico, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de metodologias alternativas para os conteúdos de Parasitologia abordados na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antenor Gomes Viana Júnior, situada na cidade de Caxias, MA, e a adequação desses conteúdos às necessidades constatadas na comunidade onde a escola esta inserida, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica, lúdica e motivadora. Para tanto, realizou-se pesquisa de referencial teórico e informações junto aos órgãos de saúde do município a fim de descobrir trabalhos pré-existentes a respeito de parasitoses realizados no Município. Como resultado final, construíram-se dois jogos lúdicos para auxílio nas aulas de ciências, que contribuíram com o trabalho do professor em sala de aula, tornando mais dinâmico e motivador o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pela Parasitologia. Estes materiais são importantes instrumentos visando uma maior participação dos alunos durante as aulas. O desenvolvimento do projeto proporcionou a oportunidade de verificar as possibilidades e limites de escolha profissional, uma vez que é no campo da docência em sala de aula que a situação ensino-aprendizagem se realiza. Com aulas dinamizadas e interativas, houve um processo de aproximação e confiança entre alunos e acadêmicos, fazendo com que a regência se tornasse mais suave e simples.