Para que ocorra o interesse e empenho por conteúdos afastados no tempo e no espaço, o ensino de História necessita articular-se com as demandas do presente e não resumir-se a um livro didático. Nesse sentido, destaca-se o jogo pedagógico como uma linguagem que tende a despertar o interesse do aluno, o qual busca ganhar o jogo, se esforçando por entender o mecanismo do mesmo e acaba por compreender o conteúdo e se apropriar do conhecimento de forma divertida. Dessa forma, o que se propõe é diversificar a ação pedagógica e não substituir as já existentes, tampouco colocar o jogo como uma “receita milagrosa” ou como única ferramenta que gere melhores resultados do que outras utilizadas no ambiente escolar. Dito isto, por meio deste trabalho, intenta-se evidenciar as vantagens do uso dos jogos como recurso didático que gera competências necessárias para difundir o aprendizado, a partir da aplicação de um jogo pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os jogos, notadamente enquanto recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de História. Feito isto, realizou-se uma relação das contribuições teóricas com a aplicação do jogo pedagógico “Perfil Histórico” junto a discentes, em sala de aula, destacando as vantagens de sua utilização, pelo professor, enquanto recurso didático. O jogo “Perfil Histórico” mostrou-se como um excelente recurso auxiliar/complementar no ensino de História, pois desenvolveu habilidades importantes para o aprendizado, gerando a compreensão de assuntos históricos por parte dos discentes de forma descontraída, prazerosa e estimulante.