A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação destinada a um público muito específico de jovens e adultos que tiveram seu direito de educação negado em decorrência de inúmeros motivos. Os indivíduos sujeitos da EJA, na maioria dos casos, são oprimidos e ao reconhecer a educação como forma de libertação, lutam contra a opressão vivenciada tornando-se sujeitos transformadores e reflexivos da sua realidade social. Com o intuito de conhecer a realidade dos sujeitos da EJA, realizamos entrevistas com cinco alunos participantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio, turno noturno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia. Onde foi possível identificar o perfil dos alunos, levantando questionamentos no que tange o abandono e retorno à sala de aula e também verificando as contribuições que a educação pode proporcionar para a ascensão escolar e melhoria das condições profissionais, pessoais, políticas e sociais; ou seja, a libertação através da educação.