Este trabalho, fruto de uma pesquisa realizado em uma escola da rede pública de Lagoa Seca, estado da Paraíba, buscou analisar a prática docente de um professor do sexo masculino na perspectiva de compreender diferenças e semelhanças com o trabalho desenvolvido por uma professora. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela perspectiva qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos para levantamentos de dados a observação e a entrevista. O aporte teórico esteve baseado nos estudos de gênero e masculinidade. Gênero e masculinidade são entendidos como construções sociais (LOURO, 1997; CARVALHO, 1998; FERREIRA, 2008; MIRANDA, 2011). A análise dos dados pontou elementos da prática do professor para entender a presença masculina na docência de crianças. Os resultados obtidos apontaram para a visibilidade de um professor que quebra paradigmas em torno da produção de conhecimento sobre o exercício da docência entre homens e mulheres. Apresentou formas de interagir, de agir e de ser próprias ao fazer pedagógico em sala de aula, algumas delas fora do paradigma social construído para o homem. As diferenças e semelhanças entre o trabalho desenvolvido pelo professor em relação ao trabalho desenvolvido pela professora sugere cuidados com as visões precipitadas atribuídas aos sujeitos em função das diferenças sexuais. Os estudos de gênero e mais ainda sobre masculinidade não fazem parte de modo incisivo das práticas pedagógicas na escola e no processo de formação dos professores e professoras.