Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino que recebe jovens e adultos que não completaram a educação básica em idade apropriada. O presente estudo visou sensibilizar os estudantes da EJA da EEEFM Nenzinha Cunha Lima a respeito da fitoterapia, focando em usos práticos das plantas medicinais, ao mesmo tempo fazendo paralelos com disciplinas básicas da escola, mostrando suas aplicabilidades no cotidiano. Objetivo: Desenvolvimento de palestras educativas sobre o uso racional de plantas medicinais, elaborado e realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Fitoterapia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Metodologia: Relato de experiência construído a partir de encontros, realizados de setembro a outubro de 2014. Resultados: Participaram 54 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nos encontros os assuntos abordados foram: plantas tóxicas, plantas abortivas, uso de plantas como drogas recreativas, uso afrodisíaco de plantas com propriedades medicinais e o uso de plantas medicinais de uma forma em geral, contemplando assim, o incentivo ao uso racional de plantas medicinais. Conclusão: É importante que sempre aconteça a orientação e educação continuada ao publico do EJA, seja nos mais diversos assuntos, visto que é um publico colaborativo, participativo e que contribui e na educação de outras pessoas que convivem ao seu redor. A ação extensionista foi de uma importância impar, pois foi permitida uma permuta de conhecimento, vivências e relatos e ficou a certeza que o trabalho foi significativo para a população em geral.