ENTRE ACORDOS E PRÁTICAS: O IMPACTO DO CONTRATO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132297 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4543 "inscrito_id" => 5966 "titulo" => "ENTRE ACORDOS E PRÁTICAS: O IMPACTO DO CONTRATO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, atuando como elo entre a gestão escolar e os professores. Sua atuação vai além da mera supervisão administrativa, uma vez que contribui diretamente para o desenvolvimento da qualidade educacional e para a criação de um ambiente de aprendizagem mais eficiente e colaborativo. Entre suas principais responsabilidades, destaca-se a formação continuada dos professores no cotidiano escolar. Isso implica não apenas a orientação sobre conteúdos e metodologias de ensino, mas também no apoio pedagógico para promover um desenvolvimento profissional integral e alinhado às necessidades da prática pedagógica que respeite as especificidades e desafios da prática docente. Um aspecto fundamental dessa formação é a criação de um processo formativo baseado em confiança, colaboração e respeito à individualidade dos professores. Este trabalho, de natureza teórico-reflexiva, analisa a importância do coordenador pedagógico como facilitador na formação docente, auxiliando os docentes a refletirem sobre suas práticas, aprimorarem suas competências e se adaptarem às novas demandas educacionais. Nesse contexto, as formações de coordenadores oferecidas pelo Sistema SESI-SP de Ensino estão alinhadas às diretrizes do Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) (2025), o que fortalece o papel do coordenador como um orientador estratégico na prática pedagógica. Nas formações para coordenadores pedagógicos dedica-se um tempo à discussão do contrato didático no contexto da formação docente, para o alinhamento de expectativas mútuas entre o coordenador pedagógico e os professores. Ele envolve compromissos compartilhados que orientam a prática pedagógica de maneira colaborativa, respeitando as necessidades, os tempos e os desafios enfrentados pelo professor. O contrato didático é uma ferramenta que assegura um processo formativo eficaz, criando um ambiente de trabalho que transmita segurança aos professores, enquanto respeita sua individualidade e reforça o papel desse profissional como orientador estratégico na prática pedagógica e contribui para seu contínuo desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5966_TB4543_02042025120908.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA DE FARIAS VANDERLEY" "autor_nome_curto" => "EDNA Farias" "autor_email" => "edna.vanderley@sesisp.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132297 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4543 "inscrito_id" => 5966 "titulo" => "ENTRE ACORDOS E PRÁTICAS: O IMPACTO DO CONTRATO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O coordenador pedagógico desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, atuando como elo entre a gestão escolar e os professores. Sua atuação vai além da mera supervisão administrativa, uma vez que contribui diretamente para o desenvolvimento da qualidade educacional e para a criação de um ambiente de aprendizagem mais eficiente e colaborativo. Entre suas principais responsabilidades, destaca-se a formação continuada dos professores no cotidiano escolar. Isso implica não apenas a orientação sobre conteúdos e metodologias de ensino, mas também no apoio pedagógico para promover um desenvolvimento profissional integral e alinhado às necessidades da prática pedagógica que respeite as especificidades e desafios da prática docente. Um aspecto fundamental dessa formação é a criação de um processo formativo baseado em confiança, colaboração e respeito à individualidade dos professores. Este trabalho, de natureza teórico-reflexiva, analisa a importância do coordenador pedagógico como facilitador na formação docente, auxiliando os docentes a refletirem sobre suas práticas, aprimorarem suas competências e se adaptarem às novas demandas educacionais. Nesse contexto, as formações de coordenadores oferecidas pelo Sistema SESI-SP de Ensino estão alinhadas às diretrizes do Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) (2025), o que fortalece o papel do coordenador como um orientador estratégico na prática pedagógica. Nas formações para coordenadores pedagógicos dedica-se um tempo à discussão do contrato didático no contexto da formação docente, para o alinhamento de expectativas mútuas entre o coordenador pedagógico e os professores. Ele envolve compromissos compartilhados que orientam a prática pedagógica de maneira colaborativa, respeitando as necessidades, os tempos e os desafios enfrentados pelo professor. O contrato didático é uma ferramenta que assegura um processo formativo eficaz, criando um ambiente de trabalho que transmita segurança aos professores, enquanto respeita sua individualidade e reforça o papel desse profissional como orientador estratégico na prática pedagógica e contribui para seu contínuo desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5966_TB4543_02042025120908.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA DE FARIAS VANDERLEY" "autor_nome_curto" => "EDNA Farias" "autor_email" => "edna.vanderley@sesisp.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }