PREOCUPAÇÕES EXPLÍCITAS COM O PENSAMENTO HEGEMÔNICO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO SNEF NOS ÚLTIMOS 25 ANOS
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Se tratando do Simpósio Nacional de Ensino de Física, mais importante e antigo palco de discussões a respeito das questões de ensino e de pesquisa em ensino de física, cabe uma averiguação das produções contempladas neste evento e em suas produções, a respeito dos pressupostos citados. Com a finalidade de delimitar o objeto de pesquisa, sob o foco temático e também temporal, este trabalho tem por objetivo, analisar as produções dos últimos 25 anos, no âmbito do SNEF, localizando trabalhos que demonstrem preocupações explícitas com o pensamento hegemônico, por meio da análise dos títulos, resumos e trabalhos completos (quando necessário), utilizando como termos chaves: Pensamento Hegemônico; Decolonialidade; Diversidade e outros relacionados. Esperamos que esta análise possa revelar um espectro destas preocupações na área de ensino e pesquisa em ensino de física, dadas as proporções e história do evento na área." 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