Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PREOCUPAÇÕES EXPLÍCITAS COM O PENSAMENTO HEGEMÔNICO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO SNEF NOS ÚLTIMOS 25 ANOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Aspectos como decolonialidade, epistemologias críticas e diversidade tem conquistado cada vez mais evidência em meio às atividades de ensino e pesquisa em ensino de áreas como química, física, biologia e a própria matemática. Estes tem emergido em meio à questões que tem sido observadas sob diferentes focos, entre os quais podemos destacar: escassez de perspectivas efetivamente dialógicas no ensino; ausência de diálogos interculturais; subvalorização de saberes alternativos ao conhecimento científico. Quanto às questões colocadas, são alimentadas em grande parte, por perspectivas que nascem com dimensões políticas, econômicas e sócio-culturais e no tocante ao ensino, recaem sobre fatores como os conteúdos ensinadas e práticas pedagógicas adotadas. A percepção crítica/reflexiva acompanhada do questionamento ao "Pensamento Hegemônico", representam os primeiros passos em direção e uma educação em ciências comprometida com justiça social subsidiada também, por justiça cognitiva. Se tratando do Simpósio Nacional de Ensino de Física, mais importante e antigo palco de discussões a respeito das questões de ensino e de pesquisa em ensino de física, cabe uma averiguação das produções contempladas neste evento e em suas produções, a respeito dos pressupostos citados. Com a finalidade de delimitar o objeto de pesquisa, sob o foco temático e também temporal, este trabalho tem por objetivo, analisar as produções dos últimos 25 anos, no âmbito do SNEF, localizando trabalhos que demonstrem preocupações explícitas com o pensamento hegemônico, por meio da análise dos títulos, resumos e trabalhos completos (quando necessário), utilizando como termos chaves: Pensamento Hegemônico; Decolonialidade; Diversidade e outros relacionados. Esperamos que esta análise possa revelar um espectro destas preocupações na área de ensino e pesquisa em ensino de física, dadas as proporções e história do evento na área.

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