Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

A FORMAÇÃO DE GESTORAS E GESTORES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL ACERCA DO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118813
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 12096
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE GESTORAS E GESTORES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL ACERCA DO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL"
    "resumo" => "O Trabalho Infantil é definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como qualquer atividade remunerada realizada por quem possui menos de 18 anos, constituindo-se numa violação dos direitos da criança e do adolescente, e tendo repercussões significativas no desenvolvimento psicossocial e educacional. O Plano Municipal de Educação de João Pessoa traz como componente das estratégias para o cumprimento das metas educacionais, a formação continuada dos profissionais, considerando as necessidades e contextualizações dos sistemas de ensino. Atentando a este contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC), e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador na Paraíba (FEPETI/PB), realizaram, uma formação, via projeto de extensão, intitulada “O Enfrentamento ao Trabalho Infantil pela política municipal de educação” voltada para gestores escolares atuantes na rede educação básica do município de João Pessoa. Essa formação fundamentou-se na perspectiva do desenvolvimento humano segundo a Psicologia Histórico-Cultural, no conceito de extensão como comunicação de Paulo Freire, e nas legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas discussões com a equipe organizadora, como também parcerias entre instituições públicas e a disponibilização de profissionais de diversas áreas para realização do projeto. Participaram 249 profissionais, em sua maioria gestoras/es escolares. A formação abordou temas como: definição do trabalho infantil e suas consequências, o papel das políticas intersetoriais, a importância da política de educação, protagonismo juvenil, aprendizagem profissional, papel da gestão na proteção social, e a notificação de casos. Essa experiência reforçou o compromisso ético e político da formação continuada de profissionais, trazendo aos participantes possibilidades de atuação mais crítica, pensando a política de educação como tendo um importante papel na proteção social de crianças e adolescentes trabalhadores."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID12096_TB4618_29102024133048.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELYSSA THAÍS RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Melyssa Thaís"
    "autor_email" => "melyssat.rodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118813
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 12096
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE GESTORAS E GESTORES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL ACERCA DO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL"
    "resumo" => "O Trabalho Infantil é definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como qualquer atividade remunerada realizada por quem possui menos de 18 anos, constituindo-se numa violação dos direitos da criança e do adolescente, e tendo repercussões significativas no desenvolvimento psicossocial e educacional. O Plano Municipal de Educação de João Pessoa traz como componente das estratégias para o cumprimento das metas educacionais, a formação continuada dos profissionais, considerando as necessidades e contextualizações dos sistemas de ensino. Atentando a este contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC), e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador na Paraíba (FEPETI/PB), realizaram, uma formação, via projeto de extensão, intitulada “O Enfrentamento ao Trabalho Infantil pela política municipal de educação” voltada para gestores escolares atuantes na rede educação básica do município de João Pessoa. Essa formação fundamentou-se na perspectiva do desenvolvimento humano segundo a Psicologia Histórico-Cultural, no conceito de extensão como comunicação de Paulo Freire, e nas legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas discussões com a equipe organizadora, como também parcerias entre instituições públicas e a disponibilização de profissionais de diversas áreas para realização do projeto. Participaram 249 profissionais, em sua maioria gestoras/es escolares. A formação abordou temas como: definição do trabalho infantil e suas consequências, o papel das políticas intersetoriais, a importância da política de educação, protagonismo juvenil, aprendizagem profissional, papel da gestão na proteção social, e a notificação de casos. Essa experiência reforçou o compromisso ético e político da formação continuada de profissionais, trazendo aos participantes possibilidades de atuação mais crítica, pensando a política de educação como tendo um importante papel na proteção social de crianças e adolescentes trabalhadores."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID12096_TB4618_29102024133048.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELYSSA THAÍS RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Melyssa Thaís"
    "autor_email" => "melyssat.rodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O Trabalho Infantil é definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como qualquer atividade remunerada realizada por quem possui menos de 18 anos, constituindo-se numa violação dos direitos da criança e do adolescente, e tendo repercussões significativas no desenvolvimento psicossocial e educacional. O Plano Municipal de Educação de João Pessoa traz como componente das estratégias para o cumprimento das metas educacionais, a formação continuada dos profissionais, considerando as necessidades e contextualizações dos sistemas de ensino. Atentando a este contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC), e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador na Paraíba (FEPETI/PB), realizaram, uma formação, via projeto de extensão, intitulada “O Enfrentamento ao Trabalho Infantil pela política municipal de educação” voltada para gestores escolares atuantes na rede educação básica do município de João Pessoa. Essa formação fundamentou-se na perspectiva do desenvolvimento humano segundo a Psicologia Histórico-Cultural, no conceito de extensão como comunicação de Paulo Freire, e nas legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas discussões com a equipe organizadora, como também parcerias entre instituições públicas e a disponibilização de profissionais de diversas áreas para realização do projeto. Participaram 249 profissionais, em sua maioria gestoras/es escolares. A formação abordou temas como: definição do trabalho infantil e suas consequências, o papel das políticas intersetoriais, a importância da política de educação, protagonismo juvenil, aprendizagem profissional, papel da gestão na proteção social, e a notificação de casos. Essa experiência reforçou o compromisso ético e político da formação continuada de profissionais, trazendo aos participantes possibilidades de atuação mais crítica, pensando a política de educação como tendo um importante papel na proteção social de crianças e adolescentes trabalhadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.