Este artigo explora a importância da presença docente na educação flexível no SENAC CE, enfatizando o papel essencial da mediação pedagógica nesse cenário. O SENAC CE tem sido amplamente reconhecido por sua abordagem inovadora na implementação de programas de educação que favoreçam oportunidades educacionais acessíveis e de alta qualidade. A presença ativa do professor como mediador é crucial para promover o engajamento dos alunos, oferecer suporte individualizado e facilitar a aprendizagem colaborativa. Este estudo analisa como a presencial idade virtual, através de interações síncronas e assíncronas e como ela enriquece a experiência educacional dos estudantes contribuindo para a obtenção de melhores resultados de aprendizagem. A investigação se fundamenta em teorias contemporâneas de educação a distância e mediação pedagógica, destacando a relevância das práticas de ensino que incorporam uma abordagem humanizada e interativa. Utilizaremos como metodologia a revisão de literatura, a fim de identificar estudos anteriores sobre a mediação pedagógica, para a análise de dados, utilizaremos a pesquisa quantitativa através de um questionário com alunos e instrutores a fim de identificar as percepções dobre mediação e presencialidade docente. A pesquisa também pretende identificar práticas pedagógicas eficazes que possam ser adotadas para aprimorar a qualidade da Educação Flexível no SENAC CE.