Este ensaio teórico adota uma abordagem de pesquisa exploratória com o objetivo de examinar as contribuições do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes ouvintes, no contexto do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Com ênfase na acessibilidade e no respeito à diversidade linguística nas escolas, almeja-se identificar e analisar os benefícios proporcionados pela integração do ensino de Libras no ambiente educacional, especialmente para os estudantes ouvintes. O DUA é utilizado como base teórica para avaliar estratégias pedagógicas que levem em consideração a individualidade dos estudantes e alcancem um grande número destes. Ao examinar as implicações dessa abordagem, busca-se fornecer insights sobre como a Libras pode melhorar a experiência de aprendizado, criando um ambiente educacional que reconheça as diversas formas de aprendizagem, bem como a importância da diversidade linguística e seus efeitos no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Além disso, ao considerar o potencial enriquecedor do DUA, ressalta-se a importância de uma abordagem pedagógica que não apenas garanta acesso equitativo ao conhecimento, mas também promova a valorização da diversidade cultural e linguística, reconhecendo a contribuição da língua de sinais para a riqueza do ambiente de aprendizagem. A promoção da diversidade linguística pode resultar em um ambiente educacional mais inclusivo e dinâmico, capacitando os estudantes para uma interação significativa em uma sociedade plural e multicultural. Espera-se, portanto, que a Libras possa eliminar barreiras linguísticas e seja reconhecida como uma língua acessível a todos os aprendizes.