CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 5698 "titulo" => "CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR" "resumo" => "O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5698_TB716_16052024095651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "ANA CILEIA" "autor_email" => "anacileia.henriques@uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 5698 "titulo" => "CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR" "resumo" => "O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5698_TB716_16052024095651.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "ANA CILEIA" "autor_email" => "anacileia.henriques@uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }